Entre 24 e 26 de
setembro, a comissão de seleção do Festival Dança Três, formada pela professora
de balé e ex-dançarina Patrícia Signoretti, pelo ator Carlos Anunciato e por Soraia Ferreira, gerente
de difusão cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, debruçou-se
sobre vídeos e fichas de espetáculos e coreografias inscritos no Festival.
Ao longo desses
três dias, foram analisadas 26 coreografias inscritas na Mostra Aberta e 16 espetáculos
inscritos na Mostra Profissional. Segundo a comissão, a Mostra Profissional recebeu, em
sua maioria, obras de dança contemporânea, e a Mostra Aberta eram, em sua
maioria, dança de rua.
O resultado, que foi
divulgado no dia 26, quinta-feira da semana passada, apresenta 3 espetáculos de
companhias paulistas, que farão parte da Mostra Profissional, 3 espetáculos suplentes, e 15 coreografias
de SP e MS, que farão parte da Mostra Aberta.
Patrícia Signoretti
e Carlos Anunciato declaram que a comissão se deparou com problemas, como a
baixa qualidade dos vídeos: “o regulamento exigia vídeos dos espetáculos na
íntegra e a grande maioria dos artistas enviou vídeos com cortes de edição, pouca
luz, de difícil visualização”, diz Carlos. Patrícia complementa dizendo que,
além da baixa qualidade e da não-adequação ao regulamento, “houve trabalhos em
cuja ficha de inscrição constava uma quantidade ‘x’ de dançarinos e o vídeo
apresentava por vezes mais e por vezes menos integrantes no elenco. Ou, então,
uma duração maior ou menor daquela apresentada na ficha.”.
A dessincronia
entre ficha e vídeo inviabiliza o planejamento do Festival por parte da
produção. “E se o grupo que selecionamos trouxer um espetáculo de 50 minutos e
não de 30, como estava inscrito na ficha? Como a noite do Festival vai ficar?”,
pergunta Patrícia. Ela declara também que houve trabalhos com número de
dançarinos maior do que aquele exigido pelo regulamento e fichas de difícil leitura, por conta de erros de ortografia. Além disso, a comissão
aconselha à organização do Festival que, para as próximas edições, determine claramente, no
regulamento, idades mínima e máxima dos estudantes para inscrição na Mostra Aberta.
E por que foram
selecionados apenas trabalhos paulistas para a Mostra Profissional? Patrícia explica
que a comissão conferiu notas aos trabalhos, por meio de critérios como:
coerência entre tema e composição coreográfica, coerência entre o que o release da ficha de inscrição dizia e o que o vídeo apresentava, apuro técnico, o que é interessante levar ao público tres-lagoense, adequação ao regulamento, entre outros
critérios. Diante disso, os trabalhos paulistas foram os que receberam notas
mais altas e houve, inclusive, um remanejamento de um dos trabalhos inscritos. O espetáculo “figuras de van”, do grupo Danceato, de Diadema, havia sido inscrito na Mostra Aberta mas, por se adequar aos parâmetros profissionais, foi redirecionado
para a Mostra Profissional.
O critério de
seleção para os trabalhos da Mostra Aberta foi o de auxiliar na formação dos
grupos. Percebendo a falta de informação e formação em dança de grupos do
interior do MS, a comissão selecionou trabalhos aparentemente frágeis, para dar
a oportunidade aos grupos de assistir e de serem assistidos e, segundo Carlos,
“para que tenham a oportunidade de ampliar o acesso à (in)formação por meio do
Festival.”.
A Arado Cultural
convoca todos os artistas que quiserem saber os motivos pelos quais seus
trabalhos não foram selecionados, a entrar em contato pelo e-mail
contato.aradocultural@gmail.com. Os pareceres da comissão
de seleção serão disponibilizados de acordo com a solicitação.
Eu gostaria de saber se no edital está explícito o possível remanejamento dos inscritos (não li o edital). Já que todos os critérios de avaliação foram rigorosamente seguidos, isso deveria estar claro no edital. Com suas palavras: 'O espetáculo “figuras de van”, do grupo Danceato, de Diadema, havia sido inscrito na Mostra Aberta mas, por se adequar aos parâmetros profissionais, foi redirecionado para a Mostra Profissional.'. A parte "por se adequar" tornaria possível alterar muitas outras coisas no festival, tornando, assim, uma interpretação pessoal, podendo confundir quem leu e se inscreveu no festival. As explicações, nessa parte, só me geraram ainda mais dúvidas e acho que os critérios estão confusos nesse sentido. Espero ter sido claro e não ter errado o português, porque poderia dificultar o entendimento...
ResponderExcluirOlá Felipe, de acordo com o regulamento, a Comissão de Seleção é soberana nos seus julgamentos, conforme estabelece o item 6.2 do edital. Respeitamos isto, por princípio. Sobre o critério utilizado para redirecionar o espetáculo "Figuras de Van" da Cia Danceato de Diadema, inscrita na Mostra Aberta para a Mostra Profissional, a Comissão se baseou no item 5.1 "A curadoria do festival estabelecerá a excelência artística do espetáculo como forma de avaliação". Já o item 6.3 ("A curadoria se reserva o direito de convidar espetáculos que achar fundamental para complementar a programação do evento"), possibilitou que a Comissão "convidasse" o espetáculo mencionado para fazer parte da Mostra Profissional, entendendo que esta decisão colaboraria para o enriquecimento artístico do festival, já que os demais trabalhos inscritos eram inferiores em técnica e qualidade artística, referências estas que também compõem os critérios para a seleção dos espetáculos. De qualquer forma, agradecemos a sua contribuição, para que assim, possamos aprimorar ainda mais o processo seletivo, (que é sempre tão difícil e subjetivo mesmo), para as futuras edições do Festival. Abraços Equipe Arado Cultural
ResponderExcluirmuito grato pela resposta, ainda mais porque não li o edital. também fico grato pela preocupação em responder. sucesso no festival
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