quinta-feira, 26 de maio de 2022

Programação FD3 | cinco de junho

 


15h - Lagoa Maior

MOSTRA PROFISSIONAL

CABEÇÃO
MARIA EUGÊNIA TITA (São Paulo/SP)


Nessa performance, a dançarina Maria Eugenia Tita brinca com o gestual divertido e simpático de seu personagem Cabeção. Partindo dos passos dos ritmos tradicionais brasileiros como Frevo, coco e Cavalo Marinho a figura torna-se um porta-voz cômico do rico alfabeto de passos e trejeitos das nossas danças brasileiras. Em um convite ao lúdico e à graça, o público desfruta de uma breve suspensão da mente para se envolver com o cabeção.

Manipulação: Maria Eugenia Tita
Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida
Artista Plástico: Sandro Roberto
Esse personagem foi inspirado na tradição "Cabeçudos" da cidade de São Caetano de Odivelas (PA).



MIGRANTES
CIA DE DANÇA DO PANTANAL (Corumbá/MS)


De quantos mediterrâneos são feitos nosso mundo? Alguns gigantescos, ganham força e voz nas notícias de jornais. Outros tão minúsculos que só cabem nas pegadas que deixam em nossas frentes. Uns visíveis, geram comoções e empáticas manifestações. Outros tão pálidos, que apenas os abandonos verbais podem alcançá-los.

De quantas lutas épicas ou inglórias, calculadas ou precipitadas no seu fim, são feitos nossos gestos de acolhimento? Algumas registradas, comentadas, prometidas e esquecidas. Outras, cuja luminosidade atinge a quem interessa, sequer são sabidas.

Por quantas fronteiras eles devem passar? Quantos sonhos devem ser deixados ao lado dos naufrágios diários que têm de enfrentar? Quantos vigores devem ser testados, sob a malha fria da indiferença? Quantos modos de namorar ou amar, rituais de milagres que lembram seus avós, idiomas, cores de pele e registros de passaporte precisam ser tatuados nas decisões de aceitá-los ou não?

Bailarinos: Agustin Salcedo Martin, Aline Silva Espirito Santo, Brenda Lopes Ribeiro, Izabelle Fernandes Paiva , Kauan da Cunha Coelho, Márcio Júnior de Souza Silva, Nayara Conceição Aponte, Nubia Silva dos Santos, Wellington Julio Ferreira da Silva.



A FESTA resultado da residência artística
Proposição: Ana Carolina Mundim (Fortaleza/CE)


A residência Eu pulo bloco, e você? produziu experiências corporais a partir do estudo de dispositivos de improvisação em dança e o desenvolvimento de um processo criativo coletivo, atravessados pela temática do corpo-festa. A principal ideia foi sensibilizar o grupo a encontrar um estado de festividade coletiva, que produzisse um espaço democrático de resistência social e afetiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário