domingo, 14 de setembro de 2014

Selecionados: Mostra Aberta

Foi a primeira vez que a atriz Natália Sanches, o arte-educador Eduardo Alcântara e a professora Flávia Abreu Siuffi, participaram de uma comissão de seleção, de um festival de dança.

Desde os critérios de conformidade de inscrição e de mérito, que consistiu em "técnica, excelência artística e inovação", eles analisaram coreografias de 27 grupos e selecionaram 14, sendo 13 residentes, em Campo Grande, e 1, em Aquidauana.

"O critério de 'excelência artística' foi, pra mim, o mais delicado. Para não ficar em termos apenas subjetivos, busquei olhar para os trabalhos e identificar qual deles conseguia ir além da técnica e dialogar comigo, com a plateia, que conseguisse estabelecer relações", explica Natália, que acabou de se graduar em Artes Cênicas, na Universidade de São Paulo e está ministrando workshop de Viewpoints, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Outro aspecto que Natália observou foi que, na maioria das propostas enviadas, havia uma concepção de dança apartada de outras expressividades como o teatro e o circo, o que ocasionou pouca diversidade.  

Flávia, que dirige a Escola de Ballet Gisela Dória, achou curioso encontrar poucos trabalhos de dança contemporânea inscritos. "Foi uma surpresa e, no meu caso, gostei de ver muitas coreografias de balé, porque percebi que muitos colegas meus estão criando, trabalhando.". No entanto, os trabalhos que mais chamaram sua atenção foram as coreografias de danças urbanas: "não parecia que haviam saído de salas de aula, de academias de dança, ou que os bailarinos faziam o que os professores mandavam. Estavam inteiros em cena.", diz.


Eduardo se emocionou ao ver "tantos jovens e adultos talentosos de nosso Estado fazendo o que mais amam: dançar". Segundo ele, o público de Três Lagoas verá uma mostra de qualidade.

Os trabalhos que não foram selecionados, receberão comentários, por escrito. Caso precisem de mais informações, entrem em contato com a diretoria do Festival, pelo e-mail: contato.aradocultural@gmail.com

Os grupos e coreografias selecionados para a Mostra Aberta, da segunda edição do Festival Dança Três são:

ATELIÊ DA DANÇA: Inside the concert e Pizzicato

BALLET ISADORA DUNCAN: Opostos e La Fille Mal Gardée

CORPHOMEM: Chamas de Paris

CIA. DANÇAR: Veredas e Dualidade

CONEXÃO URBANA: Protótipo e La freguesia

ESTÚDIO DE DANÇA BEATRIZ DE ALMEIDA: Momentos e O Corsário

ARMAZÉM 67: Resident Evil

GRUPO DE BALLET NOVA GERAÇÃO: Sinestesia

GRUPO EXPRESSÃO DE RUA: Soul Train e Ser Star

GRUPO IMAGENS: Contos de encantamento e Serenidade

GRUPO SEISHUN: Gambare e Yuusetsu

ISA YASMIN CIA DE DANÇA: Clássicos & véus

STUDIO DE DANÇA MAYARA MARTINS: Polaridades e Keep time

ZOE ESCOLA DE DANÇA: Um outro silêncio e Pela metade

Nenhum comentário:

Postar um comentário